Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

TJ - Amor não se cultiva com ameaça de punição

Ação judicial não é o caminho adequado para filho tentar resgatar amor e afeto do pai

Publicado por Dilceia Wanderlinde
há 6 anos

Amor existe ou não existe e, não existindo, pode até vir a ser cultivado com atitudes de aproximação, jamais com ameaça de punição. Sob essa premissa, a 1ª Câmara Civil do TJ negou pleito de um jovem de 25 anos que buscava indenização por danos morais sob a alegação de ter sofrido abandono afetivo por parte de seu pai. "Ao Poder Judiciário não é dada a incumbência de tutelar o amor ou o desafeto, numa espécie de judicialização dos sentimentos, que são incontroláveis pela sua própria essência", anotou o desembargador Jorge Luiz Costa Beber, relator da apelação.

No seu entendimento, a afeição obrigatória, criada pelo medo de indenizar, é tão funesta quanto a ausência de afeto e incentiva o fingimento. Beber, no acórdão, fez questão de distinguir a ausência de afeto da repugnância acintosa. "Em casos excepcionais, onde a falta de afeto criou espaço para um sentimento de desprezo acintoso, de menoscabo explícito, público e constrangedor, não se descarta a possibilidade do filho pleitear a reparação pelo dano anímico experimentado, porque nesse caso, ao invés da inexistência de amor, não nascido espontaneamente, há uma vontade deliberada e consciente de repugnar a prole não desejada", concluiu.

A câmara, de qualquer forma, acolheu parcialmente o recurso do jovem para reconhecer-lhe o direito de receber pensão, uma vez que sua idade, por si só, não afasta a obrigação alimentar. O jovem frequenta curso superior e, apesar de trabalhar, ganha pouco mais de R$ 700. A câmara declarou o dever do pai em auxiliar o filho dentro de suas possibilidades financeiras, com vistas em garantir seu preparo profissional adequado. A benesse é possível, ressaltaram os julgadores, por conta da relação de parentesco entre ambos e não necessariamente pelo poder familiar. A decisão foi unânime. O processo corre em segredo de justiça.

Fonte: https://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/ação-judicial-naoeo-caminho-adequado-para-filho-...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações65
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-amor-nao-se-cultiva-com-ameaca-de-punicao/514347255

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sempre que advogados emitem opiniões sobre laços afetivos entre entes queridos, ficamos com os dois pés atrás.

Concordamos que o ambiente da comunidade jurídica não é o lugar ideal para reatar laços afetivos, ou buscar indenização, até por que, quase sempre, é nesse ambiente que eles são destruídos, sempre com base na estratégia do litígio para favorecer um gênero exilando o outro nas visitas limitadas e insuficientes. A questão da paternidade quase sempre se encera na questão da pensão alimentícia.

As evidências científicas indicam que esse falso moralismo da comunidade jurídica tem jogado ladeira abaixo a saúde emocional das crianças ao se negar a reconhecer que filhos precisam de pais e mães em igualdade, independente do status do relacionamento do ex-casal. Isso é outro universo.

Veja o que diz a maior autoridade no assunto, quando se trata de convivência equilibrada, a decisão sábia que faz evitar o abandono afetivo, como última saída para um pai se manter emprego, saúde e vida:

“Pai e mãe devem ser presença constante na vida do filho”

Considerada a maior especialista do País em educação infantil e de jovens, a psicóloga diz que, quando acontece a separação, a decisão de não compartilhar a guarda da criança é uma forma de punição.

Matéria completa aqui:

https://istoe.com.br/389172_PAI+E+MAE+DEVEM+SER+PRESENCA+CONSTANTE+NA+VIDA+DO+FILHO+/

Infelizmente, nos últimos 30 anos, 90% de decisões sobre guarda e convivência foram aplicadas no piloto automático, contrariando tudo o que se sabe sobre o bom desenvolvimento e da saúde emocional das crianças. continuar lendo