Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Justiça Federal : Expedição de Alvará

Justiça Federal diz que advogado tem direito a receber alvará expedido em nome da parte que representa nos autos

Publicado por Dilceia Wanderlinde
há 7 anos

Em decisão proferida em mandado de segurança, o Juiz Federal Antônio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, da 3ª Turma Recursal da Seção Judiciária de Santa Catarina, reconheceu que é direito do advogado receber alvará expedido em nome da parte que representa nos autos.

Depois de acórdão julgando procedente o pedido em ação indenizatória e o pagamento voluntário da condenação pela Caixa Econômica Federal, o advogado informou os dados bancários e requereu a transferência dos valores depositados na conta vinculada ao processo para a conta corrente da sociedade de advogados que integra.

Contudo, o Juiz Federal indeferiu o pedido do advogado. Sustentou que apesar dos termos da procuração outorgada por sua constituinte conter os poderes para receber e dar quitação, tal instrumento “(...) não têm o condão de alterar a titularidade do destinatário do alvará, que constitui verdadeira cessão de crédito”.

O advogado então impetrou Mandado de Segurança (5011483-28.2017.4.04.7200/SC), sob o argumento que o advogado constituído com poderes na procuração para receber e dar quitação tem direito líquido e certo à expedição de alvará e, com ele, levantar depósitos judiciais, indicando, para tanto, a conta para qual deverão ser transferidos.

Segundo o advogado, entretanto, a decisão ainda não atende inteiramente ao pleito, já que existe direito líquido e certo do advogado constituído com poderes expressos para receber e dar quitação, de exigir que o alvará de levantamento ou liberação seja confeccionado em seu nome, e não no da parte.

Fonte : http://www.oab-sc.org.br/noticias/justiça-federal-diz-que-advogado-tem-direito-receber-alvara-expedi...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações65
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1765
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-expedicao-de-alvara/490709589

Informações relacionadas

Paloma Fiama, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo: Petição de Expedição de alvará de transferência de valores

Modeloshá 4 anos

Levantamento de Alvará

Igor Mohr Casé, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de petição de expedição de alvará judicial

Tribunal de Justiça do Paraná
Peçahá 23 dias

Petição Inicial - TJPR - Ação de Requerimento de Expedição de Alvará - Alvará Judicial - Lei 6858/80

Alexandre Marcio S. Santos, Advogado
Modeloshá 2 anos

Petição Requerimento de Alvará

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)