Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Carta Rogatória. Países integrantes do Mercosul. Protocolo de Las Lenãs.

Publicado por Dilceia Wanderlinde
há 7 anos

Tribunal de Justiça de Santa Catarina autoriza incursão ao Paraguai em busca de bens de devedor de SC

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, autorizou a expedição de carta rogatória ao Paraguai para identificar bens de propriedade de empresa sediada no meio-oeste catarinense, capazes de fazer frente aos débitos por ela contraídos junto ao Estado.

A determinação partiu da 1ª Câmara de Direito Público do TJSC, em agravo de instrumento interposto pela Procuradoria-Geral do Estado, no âmbito de ação de execução fiscal que tramita no primeiro grau.

O documento, via departamento do Ministério da Justiça, deve ser enviado ao juízo responsável pelo departamento de Canindeyu, no país vizinho, com pedido de averiguação da existência de registros imobiliários em nome dos responsáveis pela empresa - que atua no comércio de bebidas e acumula dívidas em impostos estaduais.

O Estado informa no agravo que buscou diversos meios de recuperar seus créditos tributários junto ao devedor, porém todos se mostraram infrutíferos. Em consulta à Receita Federal, contudo, o ente identificou a existência de propriedades declaradas por sócio-gerente da empresa, situadas na região noroeste do Paraguai, em zona de fronteira com o estado do Paraná.

A carta rogatória, para ter seu trâmite acelerado, irá valer-se de tratado de cooperação internacional firmado pelos países integrantes do Mercosul, intitulado "Protocolo de Las Leñas", celebrado em encontro de cúpula realizado na conhecida estação de esqui da província de Mendoza, na Argentina.

[...]

Fonte: http://busca.tjsc.jus.br/jurisprudencia/buscaForm.do#resultado_ancora

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações65
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações464
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carta-rogatoria-paises-integrantes-do-mercosul-protocolo-de-las-lenas/477771634

Informações relacionadas

Dr Francisco Teixeira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Ensaio sobre carta rogatória

Consultor Jurídico
Notíciashá 8 anos

TRT-4 penhora bens de autarquia paraguaia por meio de carta rogatória

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)